"Uma Letra Pode mudar uma palavra e Palavras podem mudar Vidas" Ricardo Lisboa



segunda-feira, 26 de setembro de 2011

plano de aula para semana do trânsito

Plano de aula    
1.     DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
 Escola:
  Público alvo: ( Grupo  6 e 7)
 Perfil da turma:
Tema da Aula: Educação no trânsito
Tempo estimado: UMA SEMANA

  2. JUSTIFICATIVA: Buscamos desenvolver esse trabalho para conscientizar os educando sobre a importância da educação no trânsito.

 3. CAPACIDADE REFERENCIAL: (Objetivo Específico)
  • Compreender a organização funcional do trânsito
  • Conhecer os objetos que fazem parte do trânsito.
·         Entender a importância da sinalização e das regras de trânsito. 
·          
  4. OBJETIVOS OPERACIONAIS. (Objetivos Gerais)
  Conhecer e identificar as placas e sinalizações de trânsito.
Compreender a importância da Educação no Trânsito.
ü  Aperfeiçoar os conhecimentos sobre trânsito.
ü  Desenvolver respeito e consciência para o trânsito.
ü Adquirir consciência sobre leis e regras de trânsito.
  5. CONTEÚDOS CONCEITUAIS E ATITUDINAIS ASSOCIADOS:
1.        Conceituais:
o     Conhecimento das placas de trânsito
o   Abordar  práticas no trânsito positivas e negativas
o   Criar respeito ao trânsito.
2. Atitudinais:
o   Interesse pelo trânsito, compreensão de sua importância bem como o respeito ao mesmo.
o   Criar  e  manter atitudes de respeito e responsabilidade.
o    

6. CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
Informações a respeito do nosso trânsito, o que envolve  respeitar e obedecer, diagnosticar suas  principais dificuldades
7. PROCEDIMENTOS DE ENSINO:
     
I Momento Apresenta e revista em quadrinhos da turma da Mônica para as crianças explicando qual será o tema da nossa aula. Fazer perguntas relacionadas ex: como devemos nos comportar no trânsito? Todos conhecem o semáforo e sabe o que significa cada cor? Caso as crianças já conheçam, deixar que elas se expressem. Fazer a rodinha para o momento de leitura e interação com a história e os personagens que abordará esse assunto.
 II Momento: Interagir para ver o que elas aprenderam da história             
• Explicar a importância do respeito à sinalização e falar sobre os cuidados que devemos ter ao atravessar a rua, como: observar as cores dos sinais e sempre olhar para os lados antes de atravessar  discutir e analisar situações cotidianas que exigem atenção e segurança, apresentar algumas placas de sinalização e deixar eles se familiarizarem fazer uso de utilizar  gravuras como:


         
   


Citar dicas de segurança em geral e que o papai deve ser incentivado a obedecer para garantir a segurança de todos.

-  Crianças devem andar no banco traseiro e na cadeirinha
- Todos devem obedecem e estar atento ao semáforo e as placas de sinalizações.
- Respeitar área de escolas e hospitais, não jogar lixo pela janela dos automóveis
Olhar para os dois lados antes de atravessar
-   Respeitar os agentes de trânsito

8. RECURSOS DE ENSINO:
·         Lousa digital, piloto, lápis de cor, lápis de cera, papel de oficio,
9. AVALIAÇÃO:
·         Será realizada ao observar  as respostas dadas no exercício diagnóstico e o que foi discutido em sala de aula; E a participação nas atividades propostas .
·         Atividade identificação dos sinais, pintarem o semáforo nas cores correspondentes e responder um pequeno questionário.









10. RECURSOS MATERIAIS:
·         Placas de sinalização material em madeira
·         Gibi exposto na lousa para leitura e interpretação coletiva
·         Note book para utilização da lousa
11. REFERÊNCIA:
pedagogiasm.blogspot.com/.../plano-de-aula-educacao-para-o-transito.html


AQUI VAI  UM POUCO DA HISTÓRIA DA TURMA DA MÔNICA VOCE ENCONTRA NA INTEGRA NO SITE DA TURMA QUE ESTÁ NAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA 









 









































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua contribuição comenta!!!!