Plano de aula
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
Escola:
Público alvo: ( Grupo 6 e 7)
Perfil da turma:
Perfil da turma:
Tema da Aula: Educação no trânsito
Tempo estimado: UMA SEMANA
2. JUSTIFICATIVA: Buscamos desenvolver esse trabalho para conscientizar os educando sobre a importância da educação no trânsito.
3. CAPACIDADE REFERENCIAL: (Objetivo Específico)
3. CAPACIDADE REFERENCIAL: (Objetivo Específico)
- Compreender a organização funcional do trânsito
- Conhecer os objetos que fazem parte do trânsito.
· Entender a importância da sinalização e das regras de trânsito.
·
4. OBJETIVOS OPERACIONAIS. (Objetivos Gerais)
Conhecer e identificar as placas e sinalizações de trânsito.
Compreender a importância da Educação no Trânsito.
ü Aperfeiçoar os conhecimentos sobre trânsito.
ü Desenvolver respeito e consciência para o trânsito.
ü Adquirir consciência sobre leis e regras de trânsito.
5. CONTEÚDOS CONCEITUAIS E ATITUDINAIS ASSOCIADOS:
1. Conceituais:
o Conhecimento das placas de trânsito
o Abordar práticas no trânsito positivas e negativas
o Criar respeito ao trânsito.
2. Atitudinais:
o Interesse pelo trânsito, compreensão de sua importância bem como o respeito ao mesmo.
o Criar e manter atitudes de respeito e responsabilidade.
o
6. CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
Informações a respeito do nosso trânsito, o que envolve respeitar e obedecer, diagnosticar suas principais dificuldades
7. PROCEDIMENTOS DE ENSINO:
I Momento Apresenta e revista em quadrinhos da turma da Mônica para as crianças explicando qual será o tema da nossa aula. Fazer perguntas relacionadas ex: como devemos nos comportar no trânsito? Todos conhecem o semáforo e sabe o que significa cada cor? Caso as crianças já conheçam, deixar que elas se expressem. Fazer a rodinha para o momento de leitura e interação com a história e os personagens que abordará esse assunto.
II Momento: Interagir para ver o que elas aprenderam da história
• Explicar a importância do respeito à sinalização e falar sobre os cuidados que devemos ter ao atravessar a rua, como: observar as cores dos sinais e sempre olhar para os lados antes de atravessar discutir e analisar situações cotidianas que exigem atenção e segurança, apresentar algumas placas de sinalização e deixar eles se familiarizarem fazer uso de utilizar gravuras como:
Citar dicas de segurança em geral e que o papai deve ser incentivado a obedecer para garantir a segurança de todos.
- Crianças devem andar no banco traseiro e na cadeirinha
- Todos devem obedecem e estar atento ao semáforo e as placas de sinalizações.
- Respeitar área de escolas e hospitais, não jogar lixo pela janela dos automóveis
- Olhar para os dois lados antes de atravessar
- Respeitar os agentes de trânsito
8. RECURSOS DE ENSINO:
· Lousa digital, piloto, lápis de cor, lápis de cera, papel de oficio,
9. AVALIAÇÃO:
· Será realizada ao observar as respostas dadas no exercício diagnóstico e o que foi discutido em sala de aula; E a participação nas atividades propostas .
· Atividade identificação dos sinais, pintarem o semáforo nas cores correspondentes e responder um pequeno questionário.
10. RECURSOS MATERIAIS:
· Placas de sinalização material em madeira
· Gibi exposto na lousa para leitura e interpretação coletiva
· Note book para utilização da lousa
11. REFERÊNCIA:
-de-transito.php http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/sinais-de-transito/sinais
pedagogiasm.blogspot.com/.../plano-de-aula-educacao-para-o-transito.html
AQUI VAI UM POUCO DA HISTÓRIA DA TURMA DA MÔNICA VOCE ENCONTRA NA INTEGRA NO SITE DA TURMA QUE ESTÁ NAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua contribuição comenta!!!!