"Uma Letra Pode mudar uma palavra e Palavras podem mudar Vidas" Ricardo Lisboa



segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Dicas para ter um início de ano letivo com sucesso!

Não raro todo inicio  de ano letivo  professor que se preze já passa as férias se organizando para o início das aulas  mas não é fácil essas dicas valem também para aqueles que irão enfrentar uma sala de aula pela primeira vez.

v Aproveite bem suas férias.

v Leia sempre alguma coisa e anote os pontos interessantes.

v Busque ajuda de colegas por meio de pesquisas uma ferramenta fundamental na qual sempre estou garimpando são os blogs.

vSe for o caso visite feiras de arte faça um curso  e prepare sua sala com antecedência.

v Tome cuidado para não se sobrecarregar por deixar as atividades para ultima hora.

v Seja paciente com você mesma e se for o caso com outros

v Não cobre muito de si mesma, mas seja honesta com suas atitudes e seu trabalho

E lembre-se do significado do teu trabalho.

Ensinar é uma complexa arte
Ensinar é arar a mente
É semear no coração
              Ensinar não é algo fácil é como desatar um emaranhado
                   É desobstruir a inteligência e translucidar a visão
  É abrir janelas e mostrar de vários ângulos que só a educação é a saída
  Para quem vive as margens quem vive na exclusão
 Ensinar é algo nobre é compartilhar o conhecimento
  E fazer crescer quem sente- se pequeno.
(Autor Ricardo Lisboa)

Plano de aula boliche matemática

                              Plano de aula

   Publico Alvo →Grupo 4                       
   Disciplina → Matemática
   Tema da aula →Boliche
  Objetivo → Realizar contagem
                         →Ampliar a coordenação olho-mão
                         →Saber esperar a vez
                         →Fazer registro da contagem
                         →Utilizar estratégias próprias de registro de contagem.
Procedimentos:
I Momento: Apresentar o boliche  para as crianças explicando as regras do jogo.Caso as crianças já conheçam, deixar que elas mesmas expliquem estas regras. Dividir a classe em grupos para jogar. A cada jogada um membro do grupo joga e todos contam oralmente as garrafas que foram derrubadas Na segunda rodada, cada criança contará as garrafas que derrubou.  
II Momento: Explicar para as crianças que nesta rodada, elas devem registrar a quantidade de garrafas que derrubar. Distribuir uma folha de papel entre os grupos, orientando para passar um traço, dividindo a folha em tantas partes quantos forem os membros do grupo. Cada criança deve escrever seu nome no alto de uns das colunas da folha. Á medida que forem jogando, cada um deve contar quantas garrafas derrubou e registrar essa quantidade como souber (com desenhos, tracinhos, bolinhas, algarismos) na coluna correspondente ao seu nome. No final do jogo, auxiliar as crianças a somarem os pontos.  

ü Conteúdo Previsto
·       Contagem dos números
·       Registro dos números
 Recursos de Ensino
 Recurso de materiais
·       Garrafas pet
·       Bola
·       Papel e lápis
   Avaliação
será realizada durante o jogo.

                                            

Inscrições para o SISU 2011

                                                                           Atenção estudante
 Se você fez o ENEM(Exame Nacional do Ensino Médio) em  2010  e está buscando uma oportunidade na universidade fiquem atentos nos próximos dias o MEC  abrirá as vagas para o SISU esta é uma grande chance para conseguir uma bolsa de estudos, Instituições  do país  já utilizam o sistema como seleção para acesso as vagas.  Então é só se ligar!
Mais Informações pelo site

Como lidar com os adolescentes

ENFRENTANDO O DESAFIO DE LIDAR COM ADOLESCENTES

    Sabemos que não é fácil lidar com adolescentes, crianças, e com pessoas cada novo dia é um aprendizado, pois temos personalidades diferentes, somos seres únicos, mas um dos maiores hoje constituí  saber lidar com adolescentes sua linguagem seus desejos seus anseios e suas mutações.
  Pais, professores, e parentes às vezes se vêem loucos mediante algumas situações. As meninas hoje amam o “Fiuk” amanhã não quero mais tô em outra, os meninos são diversos desde a fase do quero beijar pegar todas até mãe deixa fazer uma “tatuagem”.
   Mas a realidade é que o adolescente ele está na fase da construção da sua identidade um período no qual ele sente muitas dúvidas aquela velha indagação “Ser ou não ser eis a questão”.
E nesse contexto os pais tem um papel fundamental  não é só cobrar
exigir mas acolher, criar vínculos, ser amigo, dar atenção,no mundo globalizado no qual vivemos os pais enfrentam diversas dificuldades para criar e cuidar dos filhos desde acordar cedo para trabalhar até cedo e dar apenas um beijo de boa noite nos filhos isso quando assim o fazem.
        Nesse respeito muitos pais sentem dificuldades  de lidar com seus filhos porque alguns estão atarefados que não veem, nem percebem que seus filhos cresceram.
       Em muitos lares os pais cuidam de grandes empresas e funcionários mas não cuidam de suas famílias, como mudar  tal realidade?
O homem mais sábio e rico do mundo descreveu que tudo é um esforço para alcançar  o vento  mas é claro que isso não se refere à educação do seu filho muito menos a felicidade.
  A adolescência é uma das fases mais gostosas da vida ainda lembro como eram boas as aventuras, os passeios as “paixonites”.
  Entretanto em contra partida alguns adolescentes são não digo difícil de lidar e sim, entender, mas com vontade e boa conversa o “iceberg “ se quebra pois um dos principais problemas hoje se restringe a quebra de regras e sim a falta de comunicação, assim é sábio o conselho do filósofo
Conhece-te a ti mesmo.

Manoela Lisboa estudante de pedagogia e apaixonada pela educação.