ROTEIRO PARA A DESCRIÇÃO E ANÁLISE DAS CONDIÇÕES CONCRETAS DA SALA DE AULA
1- ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA
Sugere-se, para a composição deste item, a leitura da Proposta Pedagógica. Mediante a impossibilidade de tal leitura, pode-se proceder à entrevista com a Direção ou Coordenação Pedagógica da Escola.
1.1 A proposta pedagógica contempla itens básicos, como: Dados de Identificação da Escola, missão da escola, Diagnóstico da Escola e da Realidade Contextual, Objetivos, Princípios Norteadores, Organização escolar, Recursos Humanos e materiais, avaliação?
1.2 A proposta pedagógica da escola está estruturada a partir do perfil de sua comunidade escolar?
1.3 Quais são os princípios norteadores ou pressupostos (a percepção de educação, sociedade, escola...) defendidos na proposta pedagógica?
1.4 Como o currículo é desenvolvido nas séries iniciais (por atividades, por disciplinas, por áreas de estudo)?
2 - SALA DE AULA
Os dados para este item devem estar baseados na observação direta em sala de aula.
2.1 ESTRUTURAS FÍSICA
Deve-se observar a estrutura física da sala de aula, analisando-a conforme as necessidades e faixas etárias das crianças e no ano/série em que se encontram, bem como as exigências do Conselho Estadual de Educação de cada lugar . Os elementos mínimos para caracterização e análise serão:
a) O espaço da sala de aula é compatível com o número de crianças, ou seja, permite a realização das atividades com conforto e salubridade?
b) Os banheiros são em quantidade adequada ao número de alunos? São separados por sexo e adequados à faixa-etária dos estudantes?
c) Os mobiliários são adequados à faixa-etária e à quantidade de alunos? Permitem a realização das atividades com conforto?
d) Há bebedouros ou torneiras, ambos com filtro, dispostos próximos às salas de aula e aos ambientes de recreação?
e) Há acervo bibliográfico, recursos audiovisuais e equipamentos tecnológicos atualizados e compatíveis com a Proposta Pedagógica e com as etapas de ensino?
f) Há laboratórios equipados atendendo a Proposta Pedagógica e os objetivos da etapa oferecida?
2.2 ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA
Quanto à organização didática, devem ser observados os seguintes elementos mínimos:
a) Qual é a forma do tratamento dado ao currículo (por disciplina, por atividades...)?
b) Como é feito o planejamento do(a) professor(a)? (Solicite autorização para ver os planos que o/a professor/a faz).
c) Quais são as bases teóricas/ modelos pedagógicos que sustentam a ação do/a professor/a?
d) Como é a rotina (descrição das atividades feitas diariamente, demarcando tempos e espaços)?
e) Na execução da aula são identificados para os alunos os objetivos de cada ação?
f) Os conteúdos ministrados são adequados à faixa etária; à série/ano? São contextualizados? Cobram capacidade crítica, raciocínio e criatividade?
g) As atividades desenvolvidas estão de acordo com os objetivos traçados?
h) Como é desenvolvida a avaliação? Quais são as técnicas, instrumentos e critérios usados?
2.3 INTERAÇÕES
2.3.1 Professor-Aluno
a) Como é a relação entre professor/a e alunos? Profissional? Respeitosa? Coerente com os pressupostos que o/a professor/a manifesta?
b) Qual é a relação numérica professor-aluno (quantos alunos por professor? ) ? Ela cumpre as definições postas na proposta pedagógica da escola?
2.3.2 Aluno-Aluno
a) Como é a relação entre os alunos: de cooperação/competição; respeito/desrespeito; coletividade/individualismo; troca/exclusão...?
2.3.3 Professor –Profissionais da Escola
a) Como é a relação entre professor/a e demais profissionais da escola? Cooperativa? Respeitosa? Coerente com os pressupostos defendidos na proposta pedagógica da escola?
2.3.4 Professor-Pais
a) Como é a relação entre professor/a e demais profissionais da escola? Cooperativa? Respeitosa? Coerente com os pressupostos defendidos na proposta pedagógica da escola?
3 FORMAÇÃO, CONDIÇÕES DE TRABALHO E EXPERIÊNCIA DOCENTE
Sugere-se, para a composição deste item a realização de conversas informais com os professores regentes de sala.
a) O/a professor/a é habilitado para exercer o magistério das séries iniciais do ensino fundamental (possui habilitação magistério em nível médio ou formação em Pedagogia?)
b) Qual é o nível de escolarização (nível médio, graduação, pós-graduação)?
c) Qual é a situação funcional do/a professor (contratado, concursado, convocado...)?
d) Há quantos anos atua no magistério?
e) Qual a condição de trabalho (remuneração, carga horária semanal, quantidade de escolas nas quais atua...)?
f) A escola e/ou a rede escolar cria(m) oportunidades de formação continuada ( cursos, eventos....)?
4 LEVANTAMENTO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS
4.1 A partir da definição dos conteúdos a serem trabalhados na semana da docência, procure identificar, por meio de questões, conversas e atividades (com alguma forma de registro: escrita, gravada, filmada...) o que as crianças já sabem sobre os conteúdos que serão tratados nas aulas. É também muito importante conversar com o(a) professor(a) regente de sala para levantar as informações que ele(a) dispõe.
Estas informações serão sistematizadas pelos estagiários em textos e deverão fazer parte do relatório final.