"Uma Letra Pode mudar uma palavra e Palavras podem mudar Vidas" Ricardo Lisboa



domingo, 16 de outubro de 2011

Roteiro básico para Plano de Aula

 Roteiro básico para Plano de Aula


(Cada aula obedecerá a um plano específico)
I. Plano de Aula: Data:
II. Dados de Identificação:
Escola:
Professor (a):
Professor (a) estagiário (a):
Disciplina:
Série:
Turma:
Período:

III. Tema:
- o tema específico a ser desenvolvido nesta aula
- conceito fundamental: referência sucinta de base historiográfica que sustenta o tema

IV. Objetivos: a serem alcançados pelos alunos e não pelo estagiário; objetos da avaliação (item VIII); 
Objetivo geral: projeta resultado geral relativo a execução de conteúdos e procedimentos
Objetivos específicos: especificam resultados esperados observáveis (geralmente de 3 a 4).
OBS.: começa-se sempre com verbos indicativos de habilidades como, por exemplo:
ao nível de conhecimento – associar, comparar, contrastar, definir, descrever, diferenciar, distinguir, identificar, indicar, listar, nomear, parafrasear, reconhecer, repetir, redefinir, revisar, mostrar, constatar, sumariar, contar;
ao nível de aplicação – calcular, demonstrar, tirar ou extrair, empregar, estimar, dar um exemplo, ilustrar, localizar, medir, operar, desempenhar, prescrever, registrar, montar, esboçar, solucionar, traçar, usar;
ao nível de solução de problemas – advogar, desafiar, escolher, compor, concluir, construir, criar, criticar, debater, decidir, defender, derivar, desenhar, formular, inferir, julgar, organizar, propor, ordenar ou classificar, recomendar.

V. Conteúdo: conteúdos programados para a aula organizados em tópicos (de 4 a 8)

VI. Desenvolvimento do tema: descrição da abordagem teórica e prática do tema

VII. Recursos didáticos: (quadro, giz, retro-projetor, etc.) e fontes histórico-escolares (filme, música, quadrinhos, etc.)

VIII. Avaliação: pode ser realizada com diferentes propósitos (diagnóstica, formativa e somativa). Discriminar, com base nos objetivos estabelecidos para a aula:
- atividades (ex: respostas às perguntas-problema ao final da aula, discussão de roteiro, compreensão de gravuras, trabalho com documentos, etc.)
- critérios adotados para correção das atividades.

XIX. Bibliografia: indicar toda a bibliografia consultada para o planejamento da aula dividindo-a entre  básica e complementar



ATIVIDADES FRAÇÃO SISTEMA MONETÁRIO,REGIÕES BRASILEIRAS, CIÊNCIAS


OLÁ MINHAS AMIGAS  AI ESTÁ DIVERSAS ATIVIDADES É SÓ IMPRIMIR  MAIS ANTES DE  SAIR DA PÁGINA DEIXE SUA OPINIÃO  BJOSSSS










ATIVIDADES GRAMÁTICA AUMENTATIVO DIMINUTIVO

ATIVIDADES  GRAU  DO SUBSTANTIVO ,  INTERPRETAÇÃO DE TEXTO AQUI AS IDEIAS
  BJOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS









Roteiro vivência para estágio

 ROTEIRO PARA A DESCRIÇÃO E ANÁLISE DAS CONDIÇÕES CONCRETAS DA SALA DE AULA


1- ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA

Sugere-se, para a composição deste item, a leitura da Proposta Pedagógica. Mediante a impossibilidade de tal leitura, pode-se proceder à entrevista com a Direção ou Coordenação Pedagógica da Escola.

1.1       A proposta pedagógica contempla itens básicos, como: Dados de Identificação da Escola, missão da escola, Diagnóstico da Escola e da Realidade Contextual, Objetivos, Princípios Norteadores, Organização escolar, Recursos Humanos e materiais, avaliação?

1.2       A proposta pedagógica da escola está estruturada a partir do perfil de sua comunidade escolar?

1.3       Quais são os princípios norteadores ou pressupostos (a percepção de educação, sociedade, escola...) defendidos na proposta pedagógica?

1.4       Como o currículo é desenvolvido nas séries iniciais (por atividades, por disciplinas, por áreas de estudo)?

2 - SALA DE AULA

Os dados para este item devem estar baseados na observação direta em sala de aula.


2.1 ESTRUTURAS FÍSICA

Deve-se observar a estrutura física da sala de aula, analisando-a conforme as necessidades e faixas etárias das crianças e no ano/série em que se encontram, bem como as exigências do Conselho Estadual de Educação de cada lugar [1].
Os elementos mínimos para caracterização e análise serão:

a)     O espaço da sala de aula é compatível com o número de crianças, ou seja, permite a realização das atividades com conforto e salubridade?
b)     Os banheiros são em quantidade adequada ao número de alunos? São separados por sexo e adequados à faixa-etária dos estudantes?
c)      Os mobiliários são adequados à faixa-etária e à quantidade de alunos? Permitem a realização das atividades com conforto?
d)     bebedouros ou torneiras, ambos com filtro, dispostos próximos às salas de aula e aos ambientes de recreação?
e)     Há acervo bibliográfico,  recursos audiovisuais e equipamentos tecnológicos atualizados e compatíveis com a Proposta Pedagógica e com as etapas de ensino?
f)       Há laboratórios equipados atendendo a Proposta Pedagógica e os objetivos da etapa oferecida?


2.2 ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA


Quanto à organização didática, devem ser observados os seguintes elementos mínimos:

a)     Qual é a forma do tratamento dado ao currículo (por disciplina, por atividades...)?
b)     Como é feito o planejamento do(a) professor(a)? (Solicite autorização para ver os planos que o/a professor/a faz).
c)      Quais são as bases teóricas/ modelos pedagógicos que sustentam a ação do/a professor/a?
d)     Como é a rotina (descrição das atividades feitas diariamente, demarcando tempos e espaços)?
e)     Na execução da aula são identificados para os alunos os objetivos de cada ação?
f)       Os conteúdos ministrados são adequados à faixa etária; à série/ano? São contextualizados? Cobram capacidade crítica, raciocínio e criatividade?
g)     As atividades desenvolvidas estão de acordo com os objetivos traçados?
h)     Como é desenvolvida a avaliação? Quais são as técnicas, instrumentos e critérios usados?

2.3 INTERAÇÕES


2.3.1 Professor-Aluno

a)     Como é a relação entre professor/a e alunos? Profissional? Respeitosa? Coerente com os pressupostos que o/a professor/a manifesta?

b)     Qual é a relação numérica professor-aluno (quantos alunos por professor? ) ? Ela cumpre as definições postas na proposta pedagógica da escola?

2.3.2 Aluno-Aluno
a) Como é a relação entre os alunos: de cooperação/competição; respeito/desrespeito; coletividade/individualismo; troca/exclusão...?

2.3.3 Professor –Profissionais da Escola

a) Como é a relação entre professor/a e demais profissionais da escola? Cooperativa? Respeitosa? Coerente com os pressupostos defendidos na proposta pedagógica da escola?


2.3.4 Professor-Pais

a) Como é a relação entre professor/a e demais profissionais da escola? Cooperativa? Respeitosa? Coerente com os pressupostos defendidos na proposta pedagógica da escola?


3       FORMAÇÃO, CONDIÇÕES DE TRABALHO E EXPERIÊNCIA DOCENTE

Sugere-se, para a composição deste item  a realização de conversas informais com os professores regentes de sala.

a)     O/a professor/a é habilitado para exercer o magistério das séries iniciais do ensino fundamental (possui habilitação magistério em nível médio ou formação em Pedagogia?)
b)     Qual é o nível de escolarização (nível médio, graduação, pós-graduação)?
c)      Qual é a situação funcional do/a professor (contratado, concursado, convocado...)?
d)     Há quantos anos atua no magistério?
e)     Qual a condição de trabalho (remuneração, carga horária semanal, quantidade de escolas nas quais atua...)?
f)       A escola e/ou a rede escolar cria(m) oportunidades de formação continuada ( cursos, eventos....)?


4 LEVANTAMENTO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS

4.1 A partir da definição dos conteúdos a serem trabalhados na semana da docência, procure identificar, por meio de questões, conversas e atividades (com alguma forma de registro: escrita, gravada, filmada...) o que as crianças já sabem sobre os conteúdos que serão tratados nas aulas. É também muito importante conversar com o(a) professor(a) regente de sala para levantar as informações que ele(a) dispõe.
Estas informações serão sistematizadas pelos estagiários em textos e deverão fazer parte do relatório final.



[1] No caso de Mato Grosso do Sul, verificar o art. 21 da Deliberação 6363/2001, do Conselho Estadual de Educação, que trata da estrutura mínima que a instituição de ensino deve oferecer para a Educação Básica.



olá pessoal estou estagiando e achei legal esse roteiro que foi  disponibilizado pela faculdade 

divirtam-se